Trabalhos que existiam antigamente e não existem mais

 

TRABALHOS QUE EXISTIAM ANTIGAMENTE E NÃO EXISTEM MAIS


Com os avanços tecnológicos e as mudanças no mundo do trabalho, muitas profissões foram extintas, tornando-se meras lembranças nas páginas dos livros de história e nos álbuns de fotografia. Leia abaixo sobre as profissões antigas que não existem mais:

Datilógrafo: era a pessoa que usava a máquina de escrever para reproduzir cartas, petições etc. Também era chamado de digitador.


 Cobrador de ônibus: em muitas cidades do Brasil, essa profissão foi extinta. O cobrador era o responsável por pegar o dinheiro dos passageiros e autorizar sua passagem para a parte interna do ônibus, mas hoje muitas empresas de ônibus possuem cartões digitais. Assim, antes de entrarem no ônibus, os passageiros já possuem o cartão e passam pela catraca.

 


 Lanterninha de cinema: O lanterninha é responsável por direcionar pessoas a seus lugares, depois que uma sessão de cinema começa. Com uma lanterna na mão, ele vai indicando o caminho aos atrasadinhos. Antigamente, todo cinema tinha esse profissional, e hoje em dia, ainda existem alguns sobreviventes desse antigo trabalho, mas eles são muito poucos.

 


Leiteiro: Era muito comum, há algumas décadas, pessoas receberem diariamente em suas portas leite e seus derivados. O leite, geralmente em garrafas de vidro, era entregue por um profissional conhecido como leiteiro. Diariamente, ou no período combinado, lá estava ele com produtos frescos, que algumas vezes incluíam até pães, geleias e outras guloseimas. Em grandes cidades, esse profissional já sumiu há muito tempo, mas em pequenos municípios, ou lugares mais afastados, ainda é possível encontrar alguns na ativa.

 

 Fontes: https://vejasp.abril.com.br/blog/memoria/doze-profissoes-antigamente-extincao/

               https://escolakids.uol.com.br/geografia/profissoes.htm

 Responda:

1.    Qual das profissões você achou mais interessante? Por que?

2.    De acordo com o texto, por que muitas profissões deixaram de existir?

3.    Você acha que alguma profissão de hoje vai desaparecer no futuro?


Comentários